quem reclama demais nao é bem sucedido

Não seja sua vítima

16:24 , 0 Comments

Cabrititos,

Eu trouxe hoje um tema que vem me intrigando à alguns dias, que reflete a atualidade de como estamos vivendo, e levando nossas vidas... Antes de tudo, quero co-relacionar com algo maior, com algo especial, que foi se perdendo nesse tempo...

Fazem doze anos, ainda me lembro dos cadernos brochurão, encapados com aqueles papel em xadrez amarelo, vermelho e verde. Parece que foi ontem. Eu lembro das folhas com a aparência encardida e aquele cheiro de papel com álcool do xerox, daquela maquina, que eu nem me recordo o nome.
Eramos todos amigos, com super diferenças, famílias, vivencias e brincadeiras favoritas diferentes.
Não preocupávamos com cor, sexualidade e nem nada de ninguém. Comprávamos adesivos separados do caderno, a cartela de 1 real era considerada cara, ate porque pagávamos três reais no caderno!
Lembro-me dos coleguinhas, sempre querendo fazer amizade com os outros, sem depender de onde moram, o que comem e como vivem. Cresci na época do igual para igual, da criança como formigas. Trabalhando juntos para um bem maior, o nosso riso.
Hoje? Doze anos depois, não me recordo do nome daqueles que ali estavam e que me fizeram feliz por segundos. A felicidade do colega incomoda, a felicidade, a preferencia politica e religião. Não digo pra mim, digo pros outros, porque continuo vendo o riso do meu amigo como o meu riso, minha felicidade. A partir do momento, que você diz que um fulano por sua fisionomia e riquezas adquiridas, tem vantagens acima de você, você esta fazendo o riso do outro a sua tristeza.
Lembro de um artigo que falava algo mais ou menos assim "pessoas que reclamam demais, tem menos chance de crescerem profissionalmente e emocionalmente.
"Antes de tudo, quando se queixa às pessoas 80% delas realmente não se importam, e os outros 20% são do tipo feliz que isto está acontecendo com você. Isto fazem elas sentirem  muito melhor sobre suas vidas. Além disso, o papel de vítima “pobre de mim” pode ter dado a você alguma simpatia ou a atenção de seus pais ou de determinadas pessoas, mas as pessoas bem sucedidas não vão querer estar perto de você."
(Tirado de 
http://metodo.srv.br/treinamento-e-desenvolvimento-de-lideres/fique-longe-dos-reclamoes/)

Infelizmente reclamar da sociedade, da cor das pessoas não irá te fazer melhor e muito menos conseguir algo. Alias, não é por um sistema de cotas que você se tornará bem sucedido depois de formado. Costumo falar que hoje em dia, é muito fácil estar em uma faculdade o difícil é sair formado! Com 19 anos, eu já estive em uma faculdade federal, em uma faculdade paga (caríssima e olha que sou pobre), e migrei para outra paga onde eu pago bem menos que pagava na cara. E foi nessa transição que descobri algo muito importante e que está bem implícito e que deveríamos sacar de cara quando entramos em uma faculdade. DEPENDE DE VOCÊ.
Novamente vejo eu falando de de algo completamente polêmico, e que com certeza serei mal entendida. Pense comigo, pessoas que pensam em coisas boas, sempre veem tudo como oportunidades. Apesar do Brasil estar em uma imensa crise, vemos alguns setores crescendo ainda mais. O setor de fidelidade é um deles. Agora pessoas que se negativam pensam sempre no pior. Elas pensam mais nos obstáculos do que nas oportunidades.
Hoje caso eu fosse uma empreendedora, e tivesse uma loja de algum segmento de beleza por exemplo, focaria muito no quesito fidelização de clientes, seja com brindes em compras, sorteios ou até mesmo enviando amostras para os clientes. Parece algo completamente bobo, mas extremamente eficiente.
O Filosofo Jean-Paul Sartre defendia a ideia de que a responsabilidade que temos sobre nossas vidas é dolorosa
O fato é: movimentos que deveriam ser de ajuda para com o próximo, se tornaram movimento de ódio a certas raças e sexos e ajudam ainda mais ao fracasso pessoal de cada um. Não nego, já vi muitos como vítima da sociedade e eu não enxergo mais assim, alias moro em um bairro periférico e posso dizer (mesmo estando desempregada) que enxergar as oportunidades é a melhor coisa que podemos fazer para nós mesmos. Se fazer de vítima é desculpa para chamar a atenção de familiares, pessoas próximas ou até mesmo desconhecidos, mas é a mais fácil jogar a culpa do seu fracasso em fulano de tal, porque já nasceu em berço de ouro. (Não que seja algo errado, até porque é um mecanismo natural do cérebro e que pode livrar até de depressão.)

“Muitas vezes nos defendemos da angústia gerada por fracasso, culpa ou nossos defeitos projetando a responsabilidade por esse fato em alguém ou em algo. Temos como exemplo um jogador de tênis que, ao perder uma partida, justifica sua perda botando a culpa na qualidade da raquete.”-Sigmund Freud – Criador da Psicanálise... 

(Leia texto completo em: www.clubedospoupadores.com/enriquecimento/como-parar-de-reclamar-justificar-e-culpar-os-outros.html )


Pare um segundo e pense, a riqueza é construída (menos por políticos, já que aqui no Brasil ser político é profissão, em outros países não), e o dinheiro acaba, caso esse neném do berço de ouro não saiba administrar o que tem, ou contrate alguém competente, o dinheiro vai embora com muita facilidade. Até porque é facílimo investir e bolças de valores sem saber no que vai dar né? Agora, quem realmente quer algo com isso, estudar sobre o que pode interferir o fator que aumente ou diminua os valores das ações é algo que se leva tempo. E lá vamos nós com o jeitinho brasileiro, achando que as coisas caem do céu. É bem mais fácil escutar histórias de ricos que ficaram pobres do que escutar histórias de pobres que conseguiram o sucesso sem depender de ninguém. Novamente, ressalto que o problema está em quem reclama, já que reclamando você retarda/evita a reação.

Não é fácil parar de reclamar do dia pra noite, mas o melhor a fazer é enxergar as coisas bela que a vida nos proporciona. É bom também se inspirar em história de pessoas, que nasceram pobres, e que se tornaram influentes/renomadas.
Costumo me inspirar em Senor Abravanel (Silvio Santos), que superou seus limites, e é muito influente atualmente. Em meio a crise, investiu em perfumaria, um setor complicado! E eu com orgulho digo, vendo produtos Jequiti, é oportunidade pra quem quer ver.
Se informem, e não sejam vítimas de si mesmo.

Um grande abraço de lã quentinha.
Até a próxima.































You Might Also Like

0 comentários :